sábado, 1 de dezembro de 2012


ADVENTO
Mensagem da Diretoria Nacional da IELB 

        Estamos no período de Advento. É tempo de espera e preparo para celebrarmos o Natal de Cristo. Advento quer dizer vinda. É um tempo em que a Igreja espera e se prepara aguardando  a segunda vinda de Jesus. A Igreja olha para o futuro, esperando a segunda vinda de Jesus, e ao mesmo tempo olha para o passado, lembrando o seu nascimento em Belém.
          Podemos destacar a vinda de Jesus sob três aspectos: Sua vinda como o Deus-Menino em Belém, que celebramos no Natal; sua vinda diária e contínua na Palavra e no Batismo e na Santa Ceia; e a sua vinda em glória que acontecerá no dia do Juízo Final.
         Desta forma, podemos afirmar que o período de Advento não serve apenas como preparação para o Natal, mas também como abertura do Ano Litúrgico da Igreja.
      Uma pessoa notável do Advento é João Batista. Ele veio como mensageiro de Deus, para dizer ao povo que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Assim como João, no início da era cristã, os filhos de Deus, neste início do terceiro milênio, são mensageiros para preparar o povo para receber o Senhor e Salvador Jesus,  que veio, vem vindo e virá definitivamente, no dia do Juízo Final.
        Celebremos, pois, com alegria, o Advento e o Natal de Cristo, na expectativa da sua segunda vinda.
      Desejando que a graça, a paz e o amor de Jesus seja com todos, dizemos: Abençoado tempo de Advento! Vem, Senhor Jesus! Amém.
 Pastor Arnildo Schneider
1º Vice-presidente IELB

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB



Dia 31 de outubro festejamos os 495 anos da Reforma, desde que Martinho Lutero, num ato de coragem, convicção e defesa da verdade das Sagradas Escrituras, fixou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta na defesa de três pilares básicos de nossa confissão e fé: Somente a Graça; Somente a Fé e Somente a Escritura.

Lutero defendia, à luz da Palavra de Deus, de que a salvação eterna é graça, é presente de Deus, que vem a nós, somente pela fé em Cristo Jesus e essa verdade, nos é colocada e determinada, somente pela Escritura, que é a clara e pura Palavra de Deus. Por essa verdade ele lutou. Nessa certeza ele viveu e se dispôs até a morrer, confessando: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá. O céu é nossa herança.” (Hinário Luterano, nº 165).

Quando lembramos essa data, louvamos e agradecemos a Deus pela coragem, firmeza, determinação e fidelidade deste servo de Deus, chamado Martinho Lutero. Por outro lado, numa sociedade em transformação, num mundo de constantes mudanças, onde valores éticos, morais, princípios cristãos, são ignorados, pisoteados e deixados de lado, é preciso olhar para o exemplo de homens como Lutero, para,também, firmados na Bíblia, a Palavra de Deus, hastearmos pendões (Sl 20.5), confessarmos essa fé e não nos deixarmos envolver por ameaças, críticas e vãs filosofias desse mundo (Cl 2.8 e 1 Tm 6.20).

Deus nos proteja, defenda e dê sabedoria para permanecermos firmes na fé e nas Confissões da nossa Igreja. Nas Confissões, conforme encontramos no Livro de Concórdia de 1580, não por serem essas igual ou maior do que a Bíblia Sagrada, mas por termos absoluta convicção que elas estão fundamentadas, baseadas e firmadas na Palavra de Deus. Que assim possamos permanecer firmes e defender com convicção, não o que Lutero disse, mas o que a Bíblia diz, e pela qual Lutero batalhou e lutou até o fim.

Continuamos defendendo que somos salvos Somente pela Graça de Deus. Esse presente vem a nós, Somente Pela Fé, e temos essa certeza, porque a Bíblia e Somente Ela nos afirma e mostra isso.

         
Pastor Egon Kopereck
Presidente da IELB

sábado, 27 de outubro de 2012

    Abaixo, três antigos programas CPT, o programa número 10, de julho de 2011 e os programas número 18 e 19, de outubro de 2011. O primeiro é sobre Lutero e a Bíblia e o segundo sobre a Reforma Protestante, dividido em duas partes. Vale a pena revê-los.

Filme LUTERO

     No próximo dia 31 de outubro, comemora-se os 495 anos da Reforma Protestante.
    Abaixo está o filme "completo" de LUTERO (1h58min26seg), quem já viu pode ver de novo e para quem não viu é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da história deste homem que ensinou  que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus Cristo como único redentor do pecador.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Programa Cristo Para Todos - 33

A grande certeza dos cristãos é a promessa da salvação, 
de um novo céu e uma nova terra. 
A ressurreição dos mortos e a vida eterna.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Programa Cristo Para Todos - 32

Todos esperam o dia do fim do mundo, 
alguns arriscam dizer até a data.
 Você está preparado para o dia do fim dos tempos?

sábado, 22 de setembro de 2012

Colocar em Ordem


Reflexão do Rev. Lucas André Albrecht postada no blog Toque de Vida em 21/09/2012

Colocar em Ordem

No nosso mundo, algumas coisas andam meio invertidas.

Novelas que começavam com os desencontros até chegarem ao final feliz, agora começam com os relacionamentos já estruturados e passam para os desencontros e problemas. Programas de qualidade duvidosa passam em ‘horário nobre’, enquanto programas bons passam em horários quase inatingíveis. Ricos estudam em universidades federais gratuitas e os de menos poder aquisitivo pagam sua faculdade, ou até nem mesmo estudam. Dentre outros exemplos.

No campo da fé também acontece. E duas das coisas que têm sido bastante invertidas, estão a  e amor. Em muitos casos, a fé assumiu a característica do amor. E vice-versa.

Por exemplo: a fé é utilizada em muitos contextos para indicar ação, uma certa maneira de esforço pessoal, de sacrifício e de tentativa manipulação da auto-estima. Em outras palavras,você deve usar sua fé para atingir seus objetivos. Já o amor, que vem de um verbo de ação,amar, é transformado em um sentimento estático, em algum lugar da mente ou do coração. Às vezes se sente, às vezes não. Por isso que, para muitos, “o amor acaba”, como novelas e filmes tentam provar.

Entretanto, a fé não é ação. É algo que ganhamos e no qual não há contribuição nenhuma de nossa parte, não há esforço nem mérito. Crer, sim, é ação nossa. Mas ter fé é algo que não depende de nós, é presente de Deus. Quanto a amar, é um verbo, e por isso, é ação. Aí sim, com o auxílio de Deus, agimos.  Por isso, se alguém acha que o “sentimento amor” acabou, tem aí um excelente motivo para amar, entrar em ação! Para se doar, para ir além, para fazer a fé, que é presente, entrar em ação através do amor.  

A fé em Cristo, um presente que salva, entra em ação pelo amor. A fé nos salva, o amor nos move. Uma fé que nos liga a Deus e um amor que nos liga a Ele e ao próximo.

Fé e amor que colocam coisas invertidas em seu devido lugar.

Frase:

A fé nos salva, o amor nos move.

Rev. Lucas André Albrecht

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Quem é esse "GURI"????

Um pirulito para quem adivinhar quem é esse "guri" que está voando nesta foto.



Essa foto deve ter sido tirada por volta de 1961/62/63 ou 64, no antigo Seminário Concórdia na Lucas de Oliveira em Porto Alegre.

Para quem não adivinhou, algumas dicas:
Ele tem os olhos azuis, cabelos brancos, uma simpatia "fora de série" e uma fé em Deus como poucas pessoas tem (ou como todos deveriam ter).

Assim ficou fácil, né?
/
/
/
/
/
/
/
/
/


Pastor Tito Martinho Lang, escondendo de seu rebanho 
as suas proezas da juventude.
Essa foto foi postada no Facebook por sua filha Tatiana no dia 09/09/2012.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aniversário 30 anos CEL Castelo Forte

No domingo, dia 26 de agosto, 
Congregação Castelo Forte comemorou 30 anos.


A mensagem do culto foi feita pelo Rev. Geraldo Walmir Schüler 
(2º vice-presidente da IELB).



As crianças da CEL Martinho Lutero nos brindaram com uma linda apresentação.









Os jovens também participaram





Os jovens encenaram a peça Lifehouse.


A peça realmente mostra todas as tentações que passamos no dia-a-dia as quais muitas vezes caímos por sermos fracos.




Tivemos a participação de aproximadamente 130 pessoas no culto.







Apesar do tempo ruim, o galeto foi pra brasa.


Um agradecimento especial ao Gilberto, ao Adelmo e a seus filhos Jonathan e Junior, que juntos lutaram contra a chuva, a fumaça e ao calor da brasa
 para que o galeto pudesse ser assado.







    Após o culto foi servido o galeto.




Houve uma grande confraternização entre os membros da congregação e muitos visitantes que nos brindaram com a sua presença.






Pastores Grasiliano, Tito e Geraldo e a Benção ao final do culto.

Religião e Politica


Uma reflexão do Pastor Marcos Schmidt muito apropriada para o período de eleições e de campanha politica no Brasil.

Religião e política

Creio que não interessa para certos segmentos da cristandade o pensamento de Lutero sobre a mistura de religião com política. “Que são, pois, os sacerdotes e bispos?”, pergunta o teólogo lá no século 15. Responde que “o regime deles não é de autoridade ou poder, mas de serviço e função. Não devem impor lei ou mandamento a outros sem a vontade e consentimento deles. Seu governo não é outra coisa que pregar a Palavra de Deus e com ela conduzir os cristãos e vencer a heresia”. Nesta compreensão, o reformador lembra que “é preciso distinguir cuidadosamente os dois regimes, e deixá-los vigorar – um que faz alguém ser cristão, outro que garante a paz exterior e combate as obras más”. Na prática, Lutero diria hoje: Cristãos, escolham pessoas honestas, capazes de fazer e executar leis, competentes administradores. Não usem a política para obter vantagens pessoais e privilégios de poder, mas para servir o próximo. E vocês, pastores, tenham cuidado com seu poder de influência e não subjuguem as consciências, mas permitam que cada qual escolha livremente o seu candidato.

Lutero entendia que “política é o esforço racional permanente e paciente de estabelecer e preservar uma ordem social de acordo com os valores do cristianismo”. Ao citar os fundamentos bíblicos da ética política, defende que igreja e estado, apesar de interligados, são dois governos de Deus com propósitos distintos e com funções que não devem ser misturadas. Lamentavelmente, não é isto que se percebe no cenário brasileiro, especialmente nesta época de campanha política. Onde tudo isto termina? Nos conchavos do “toma-lá-dá-cá” que tanto corrompem a imagem do Evangelho e da própria política. Não é por nada tamanho descrédito nas promessas dos púlpitos e dos palanques. “Uma coisa conseguirão com essa inteligência maravilhosa”, adverte Lutero, “quebrarão o pescoço e  lançarão o país e o povo em desgraça e miséria”.

Pastor Marcos Schmidt

Programa Cristo Para Todos - 31

A criação do universo é um mistério para a humanidade, ninguém pode provar pela ciência a forma pelo qual o mundo foi criado. Saiba mais sobre as teorias do criacionismo e do evolucionismo neste programa..




Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmos 19:1).

Gerald Kennedy, certa vez, contou a respeito de uma senhora idosa que ouviu as explicações sobre evolução e disse: "Deus permita que isso não seja verdade, mas, se for, Deus permita que muitas pessoas não ouçam sobre isto". (Hoover Rupert)

Infelizmente, muitas pessoas ouviram e continuam ouvindo sobre isso. Mas, graças a Deus, são poucos os que acreditam nisso. Deus criou a natureza, criou os animais, criou o universo e tudo que nele há, e criou o homem à Sua imagem e semelhança. Somos feituras de Deus e não fruto do acaso ou do nada ou de uma evolução sem qualquer sentido.

Deus criou os mares e as montanhas, e como são belos. Deus criou os campos verdes e os jardins floridos, e como nos encantam. Deus criou as florestas e colocou ali pássaros que cantam as mais lindas melodias. Deus criou a mim e a todos os homens, dando-nos a capacidade de viver, sorrir, cantar, dançar e escolher o caminho que desejamos seguir.

E quando escolhemos mal, Ele vem e nos abraça, vem e nos consola, vem e nos mostra a direção certa. Quando erramos, Ele vem e nos corrige, vem e nos perdoa. Quando estamos tristes, Ele nos enche de alegria. Quando nos decepcionamos com o fracasso, Ele vem e nos estimula, dizendo que somos mais que vencedores. Sim, não somos obra de um acaso qualquer. Somos obra de nosso Pai, de nosso Criador, de nosso Deus todo Poderoso.

Deus criou o homem para amar, e como é gratificante o amor de Deus. Deus criou o homem para ter fé, e como nos sentimos bem ao crer que, mesmo diante das dificuldades e lutas da vida, podemos esperar a ação de nosso Senhor a nosso favor. Deus criou o homem para louvar, e como nossos dias são alegres e agradáveis quando cantamos e glorificamos ao Senhor que nos criou.

Quem não crê no Senhor, preferindo acreditar que um nada começou o mundo, além de não contar com a companhia de nosso Senhor Jesus Cristo, ainda perde a felicidade de poder, a qualquer momento, olhar para o alto e dizer: "Obrigado, Pai"!

MARIA ELLER

Programa Cristo Para Todos - 30

As redes socias como Facebook, Twitter e outras cada vez mais tomam o nosso tempo. Qual é o seu perfil de usuário dessas ferramentas?


DIA DA REFORMA EM PORTO ALEGRE


DIA DA REFORMA LUTERANA ESTÁ NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE PORTO ALEGRE
 
 
 
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, sancionou, na tarde de terça-feira, 11/09, o projeto de lei que institui, na capital dos gaúchos, o Dia da Reforma Luterana. A data será comemorada em 31 de outubro, anualmente. De autoria do vereador João Carlos Nedel, o projeto de lei foi protocolado em julho de 2011, baseado na importância da Reforma Luterana para toda sociedade. A atuação das duas igrejas, IELB e IECLB, em todo o Brasil e mais especialmente no RS, onde se concentram 630 mil luteranos, também embasaram o pedido do parlamentar. Veja a cobertura completa no www.ielb.org.br

sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Eu lhes desejo muito pão

por Max Silva e Marcelo Muller

Não é novidade para ninguém que se aproxima o Dia dos Pais. É dia de desejarmos a eles muitas felicidades, muitos anos de vida e tantas outras coisas mais.    No entanto,  nós queremos desejar algo diferente, queremos desejar a todos os pais pão, muito pão.

Soa estranho desejar pão no Dia dos Pais, não? Já explicamos.

O pão é um dos alimentos mais antigos do qual se tem notícia, utilizado em diversas formas e com diferentes receitas no mundo inteiro. Ele é tão representativo que, ao pedir em favor de todas as nossas necessidades físicas na Oração do Pai Nosso, Jesus simplesmente disse “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6.11). Este pão é alimento para o corpo, que constantemente necessita alimentar-se mais e mais.

No entanto, ao desejar pão, falamos daquele Pão que alimenta a pior das fomes – a fome de Deus. Carregamos dentro de nós um vazio que anseia, dia e noite, por plenitude. Por vezes tentamos preencher este vazio com “alimentos” inventados por homens, mas assim apenas aumentamos a fome que nos devora por dentro. Somente alimentados daquele que deu sua vida por nós, compreendemos quem somos em nós e quem podemos ser em Deus. Em Jesus Deus sacia a fome de nossa alma, nos alimentado com o pão da vida, da Vida Eterna.

E sabe o que há de curioso nisto tudo? É que este Pão nasceu numa padaria! Isso mesmo. Belém (em hebraico Beth lehem) significa “casa de pão” ou, poderíamos dizer, “padaria”.

Por isso, queridos papais, desejamos a todos vocês muito Pão, para que vocês sejam alimentados e para que, como testemunhas vivas do amor de Cristo, possam também alimentar vossos filhos.


Max Silva – Capelão da ULBRA em Santarém, PA (pastoral.stm@ulbra.br) 
Marcelo Muller – Capelão da ULBRA em Guaíba, RS (marcelom@ulbra.br)

Frase:
 “Quem come deste pão viverá para sempre.” 
    (Jesus Cristo, no Evangelho de João 6.58)

Dias Dele


No próximo domingo, celebraremos o dia da Energia.

Peraí, acho que não é bem isso. Parece que é o dia do Juiz.

Não, também não. Acho que é o dia da Força.

Também não? Claro, não é. Domingo que vem é dia dos Pais. Lembramos da figura paterna, ainda que em muitos lares ela não seja presente ou esteja desvirtuada. Mas não podemos deixar que o mau exemplo ofusque a devida homenagem aos pais que realmente se esforçam por fazer o melhor para os seus filhos. E por isso, o nome é definido: pai.

É desta forma que também o Pai quer ser lembrado sempre, todos os dias. Não como mera energia, abstrata, que está ‘por aí’. Não apenas como um Juiz pronto para punir todo e qualquer deslize. Nem mesmo apenas uma ‘força’, que aparentemente é capaz de fortalecer algo ou alguém.

Ele é Pai. Tem nome e também face. Ele se revela na figura do Filho, que é o caminho até Ele. E quando Jesus Cristo nos ensinou a orar, começou a oração modelo com “PAI nosso”. Sem dúvida Ele nos dá forças, sem dúvida ele é fonte de energia. E é também Juiz do erro quando não há arrependimento. Mas, acima de tudo, é o Pai Nosso que está no céu. E aqui, bem ao nosso lado.

Se presenciamos hoje tantas más referencias de pais humanos, que mostram descaso e falta até mesmo de humanidade para com o filhos que colocam no mundo, este Pai é a referencia certa de cuidado, amor, carinho por todos aqueles em quem Ele coloca a fé no coração.

Dia dos pais, portanto, é momento para celebrar o dia deles e também os dias Dele.

Ou seja, uma data para todos os filhos lembrarem o quanto precisam do Pai.


(texto a partir de uma ilustração do P. Grasel, capelão da ULBRA)

O Pai e os pais

Deus é comparado com muitas coisas na Bíblia: patrão, dono de plantação, pastor de ovelhas, luz, sol, fogo, etc. São metáforas, símbolos. No entanto, apesar de ser comparado com um pai, Deus é Pai em pessoa. Deus não é mãe mesmo quando é igual a uma mãe. Assim, não existe o Deus Pai, Mãe, Filho e Espírito Santo. Isto é uma idéia do politicamente correto, mas teologicamente errada. Da mesma forma, Deus não é Pai porque somos pais. Nós somos pais porque Ele é Pai. É uma questão de ordem na igreja e na família.
Assim é preciso deixar Deus ser Pai. É preciso deixar o homem ser pai. O psicanalista francês Charles Melman numa edição da Veja avisou: “Pela primeira vez na história a instituição familiar está desaparecendo e as consequências são imprevisíveis”. Segundo Melman, a ausência paterna no lar é a principal causa deste declínio. Para o psicanalista brasileiro Rubens de Aguiar Maciel, o pai é uma figura fundamental no papel e na sua função que tem para a personalidade da criança: “O papel de pai é mais normativo, tem a ver com as obrigações morais que ele deve ter diante de sua família. A função é algo mais profundo, diz respeito ao mundo interno da criança, à sua personalidade, seu lado emocional". Por isto os dados do Censo do IBGE 2010 preocupam quando afirmam que a quantidade de núcleos familiares no Brasil que seguem o modelo tradicional, pai mãe e filhos, representa menos da metade. Os números do Censo Escolar de 2009 já diziam que 5 milhões de estudantes não têm paternidade reconhecida na certidão de nascimento.
Evidentemente que não basta ser um pai presente. Têm pais que estão juntos e matam os filhos. Por isto a ordem do Pai dos pais: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Efésios 6.4).

Pastor Marcos Schmidt

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Programa Cristo Para Todos - 28

           Antes de subir aos céus com a promessa de que um dia voltaria para julgar os vivos e os mortos, Jesus entregou a tarefa para os discípulos, de ir a todas as pessoas, para pregar o Evangelho e batizar os seguidores deste Evangelho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

Programa Cristo Para Todos - 26

     Se é difícil e dolorosa a espera para adotar, quão difícil e doloroso é a espera das milhares de crianças que estão nos abrigos deste nosso pais. Nós cristãos, temos grandes motivos para pensarmos com carinho sobre o assunto da adoção, pois fomos adotados por Deus. "Deus enviou o seu próprio Filho", diz a Bíblia em Gálatas, "a fim de que pudéssemos nos tornar filhos de Deus".

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Asilo Padre Cacique

     No domingo a tarde, dia 1º de julho, fizemos uma visita muito especial ao asilo Padre Cacique.
     Esta visita se tornou especial, pois neste asilo, a seis anos, mora uma de nossas congregadas, a Sra. Yeda Sefrin.
   A Dona Yeda nos presenteou com testemunhos maravilhosos de sua vida cristã e sua fé, deixando todos nós muito emocionados.
     Nos contou muitas historias de sua vida compartilhada com Deus.
     Questionada pelo pastor Tito como ela estava se sentindo, ela falou:
     "Perdi minha liberdade, meu corpo todo sente dor, mas estou muito feliz, pois estou com Jesus e ele é a minha força."
     Para quem não conhece a Dona Yeda, ela é aquela vovó de 84 anos, que está sentada na cadeira de rodas, com dores no corpo, dificuldade para se mover, mas sempre com um sorriso no rosto, uma palavra de conforto e transmitindo muita paz para todos.

Festa de São João

     No último sábado, dia 30 de junho, após o culto das 18 horas, tivemos a nossa já tradicional festa de São João.
     Todos estavam muito animados, havia muitas guloseimas preparada pelas servas, além de refrigerante e quentão (apesar do calor de 30° em pleno mês de junho).
   
  As crianças se divertiram com as brincadeiras
     E os adultos também, afinal... somos eternamente crianças!
  Houve várias brincadeiras, como pescaria, boca do palhaço, jogo de argolas e a mais difícil de todas, colocar uma caneta presa em uma linha dentro do bocal de uma garrafa. Bem... pelo menos para o Sr. Aluísio Belomo pareceu bem difícil, pois depois de uns cinco minutos tentando, ele desistiu e pediu para sua esposa continuar. Então ela... bem... levou menos de 20 segundos para colocar a caneta na garrafa.
       Houve a distribuição de muitos brindes, tanto para as crianças quanto para os adultos. Deixamos aqui um agradecimento especial a Editora Concórdia que nos agraciou com muitos brindes.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Programa Cristo Para Todos - 25

O assunto aborto sempre foi motivo de grande polêmica e voltou com mais força diante da decisão do Supremo tribunal federal de nosso país ao legalizar o aborto dos anecéfalos -- fetos sem cérebro. Para os ministros, que a maioria, votaram a favor do aborto de anencéfalos, crime de aborto pressupõe gravidez em curso e que o feto esteja vivo. Para esses juízes, crianças sem cérebro não tem vida e por isso eliminá-lo do ventre da mãe não é aborto nem crime. O ministro Cezar Peluzzo, que votou contra, esta legalização aprova uma prática que ele chama de extermínio. Para ele, o feto portador de anencefalia tem vida. E agora, quem está com a verdade?


Mensagem do Pastor Lucas Andre Albrecht

Nuvem



Às vezes, você e eu somos pessoas-nuvem, concorda comigo?

Olhe para um céu azul com nuvens. Aqueles, bem espessas, que parecem algodão doce. Elas transmitem serenidade, calma, “fofura”. Parece que daria para deitarmos em uma delas, como um colchão, e tirar uma soneca;  ou apreciar, lá de cima, a criação de Deus. Podemos ainda procurar formas, objetos, rostos. Olhando de fora, nuvens assim são calmantes naturais.  

Mas quem voa de avião sabe que a história é diferente.

No interior das nuvens, estão as turbulências. Fracas, médias ou muito fortes. O que aparentemente é tranqüilo e “fofo”, no interior é turbulento e traz um dos momentos de tensão que a viagem de avião pode ter.

Nós, pessoas-nuvem em alguns momentos, somos assim. Por fora estamos sorrindo, tudo parece estar fofo e bem. Mas no interior, a turbulência é grande. A angustia chacoalha. A tristeza nos deixa instáveis, pensando que não vamos conseguir continuar.

Mas, aqui, vale continuarmos com o exemplo da aviação. Segundo os especialistas, nunca uma turbulência derruba um avião, seja a nuvem alta, espessa ou de chuva. Pode haver outros problemas que levem a isto, mas não a turbulência. A aeronave chacoalha, às vezes de maneira forte, mas não cai.

Vivendo na fé em Jesus Cristo poderemos entrar no meio de muitas nuvens, pequenas ou imensas. Mas sempre teremos a certeza de poder prosseguir. Podemos, ainda, contar com pessoas que Ele coloca ao nosso lado, para nos amparar e não deixarmos vivermos uma vida de aparências.  E, assim, podermos carregar um sorriso genuíno, não de quem tenta fazer de conta que está bem, mas de quem está certo e seguro de que, por mais que turbulências sempre existam, nunca vamos deixar de voar.

E a vida adquire, assim, a forma que é reflexo autêntico do interior, onde está presente o Seu modelar.

Rev. Lucas André Albrecht

terça-feira, 5 de junho de 2012

Músicas??? que fazem sucesso hoje!!!

Uma reflexão do Pastor Jarbas Hoffimann, sobre as músicas que fazem sucesso hoje (se é que podemos chamar isso de música)


Busquei em um site especializado em música pelas músicas que mais estejam fazendo “sucesso” no momento. Uma busca rápida. E num deles tinha o “top” da semana, tanto das músicas quanto dos artistas.
O primeiro top não poderia deixar de ser música de novela da Globo: “Eu quero tchu, eu quero tcha”. Uma música que diz tanto quanto uma propaganda antiga: “a primeira faz tchum, a segunda faz tchã e tchã, tchã, tchã, tchã...” Aliás, aquela propaganda diz mais que a “música”.
Parece que hoje em dia não se sabe mais fazer música sem a contaminação que começou escrachadamente no Funk, mas que já estava também nos Tches (porcaria em todos os sentidos: sexo, violência, péssimos cantores, etc...) e que tende a contaminar tudo. (Cabe uma explicação pra quem nunca foi ao sul brasileiro: os Tches são tipo o sertanejo universitário, ou seria o “gaúcho universitário” que notadamente só cantam músicas de duplo sentido. Com raras exceções.)
Não que o funk seja mau em si mesmo. Conheço muitos funks muito bons de ouvir e cantar, que falam de amor pelas pessoas, de amizade, de amor pelo local onde se nasceu... “Eu só quero é ser feliz...”
Mas a maioria das “músicas” de hoje (as que fazem sucesso artificial) deixam todo o movimento feminino e feminista abaixo do chinelo. A mulher (ou a novinha) deixa de ser uma pessoa e passa a ser uma cachorra, um pedaço de filé, uma melancia, com óbvias conotações... Aí se pode até entender a “marcha das vadias”. Que pode até ser um movimento com assuntos importantes, mas com um nome e uma demonstração que dão a entender outras coisas... Ou agora é legal ser chamada de vadia?
Mas voltando à música “sertaneja” que já não é sertaneja há muito tempo. Parece que os cantores, além de cantar letras que são verdadeiras pérolas: “Cheguei na (sic.) balada, doidinho pra biritar, a galera tá no clima, todo mundo quer dançar, uma mina me chamou, e disse ‘faz um tchu tcha tcha’, perguntei o que é isso, ela disse ‘eu vou te ensinar. É uma dança sensual’...” Outra maravilha da música: “O problema é que eu bebo e apronto, mas depois não lembro de nada. Tudo bem, não faz mal, a gente bota a culpa na cachaça!”.
Se você tem carro, tá garantido: “Agora eu to mudado, o meu bolso está cheio. Mulherada atrás, eu quero ouvir cada vez mais. Vem ni mim Dodge RAM, Focker duzentos e oitenta, a mulherada louca. ...”. Mesmo que não seja “um carrão”: “De Land Rover é fácil é mole é lindo... Quero ver jogar a gata no fundo da fiorino.” E mesmo que não tenha carro e esteja quebrado, “Sou simples, mas eu te garanto. Eu sei fazer o lê lê lê.” (Quem lê entenda o lê lê lê).
Parece que as mulheres (ou piriguetes, porque mulher mesmo é diferente) estão aí apenas para diversão dos donos de carrões e homens com dinheiro. É menosprezar muito a mulher. Isto é triste. Muito triste. E mulher que fica com homem apenas porque ele pode pagar suas contas é prostituta, que recebe pelo serviço feito...
Outra característica da “música” atual parece ser a falta de autoestima dos cantores. O cantor sabe tanto que a música é ruim e vai sumir logo, que canta o próprio nome várias vezes no meio da letra. Assim ele tenta garantir um pouquinho da fama, pra tentar emplacar outro “sucesso”. Não consigo imagina nosso rei cantando “Roberto Carlos e você...” Ou “Raul Seixas e você”, etc...
Resumindo: quer fazer sucesso. Arrume uma letra que seja facilmente “arquivada” por pessoas que consumiram muita bebida. Fale de beber até cair. Fale das mulheres fúteis e fáceis e seu desejo por dinheiro e carrões. Cante seu nome umas duzentas vezes por música. Boa parte do sucesso já estará garantido...
E pensar que há pouco tempo havia pessoas que faziam música mesmo. O rock tinha um caráter político, outros divertidos, outros falavam de amor. A música sertaneja contava histórias e outras eram pura dor de cotovelo de um caboclo apaixonado, mas que respeitava sua amada. Tinha uma tal Legião Urbana que fazia o povo pensar, com letras com centenas de palavras e nenhuma vez precisou de “tchu, tcha, tcha”. Um Engenheiros do Havaí que lembrava a “guaiaca nua” de alguém meio perdido. Ou ainda aquele astronauta que lembrava que “a lua inteira, agora é um manto negro”. E tinha até um amante à moda antiga, “daqueles que ainda manda flores”, em vez de pegar atrás de um banheiro: “Vai no (sic) banheiro pra gente se beijar. Bem lá no escurinho pra ninguém desconfiar. Cara de santa mais não me engana não. É hoje que eu te pego. E você não escapa não”
Pelo menos algo de bom há nessas “músicas”. Para citar um exemplo: “Ai se eu te pego” nem aparece mais nas paradas, ou melhor, está na posição 52. E olha o “sucesso” que fez recentemente. Vai pra mesma vala do bonde do tigrão. E o pior é que o cantor desta pérola do cancioneiro nacional é um músico excelente que já demonstrava imenso talento ainda na época do Tradição. Infelizmente, se rendeu ao que dá dinheiro. Vender bebida e sexo fácil...
Felizmente, ainda existe gente remando contra a maré. Paula Fernandes é um dos novos exemplos de música boa, legal de ouvir e que não precisa apelar pra baixaria pra fazer sucesso. Estas músicas dela serão cantadas daqui a 20 ou 30 anos ainda. Assim como ainda hoje cantamos as músicas da Legião, Titãs, Roberto Carlos, Sérgio Reis, Amado Batista (é brega, mas é um cavalheiro), entre tantos outros. Acho que esta onda de sertanejo universitário deveria voltar pro pré, pra aprender a respeitar o português e as mulheres.

Rev. Jarbas Hoffimann
Pastor da CEL Castelo Forte de Nova Venécia, Espírito Santo.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

domingo, 3 de junho de 2012

Batizado

No culto do sábado, dia 02 de junho, foi celebrado o batismo de 
Lucas Leffa Mentz.



Lucas é filho de Edina Leffa Corrente e Angelo da Silva Mentz.


 Foi um momento muito especial, onde mais uma criança foi inserida na familia da fé por meio do Santo Sacramento do Batismo. Temos a certeza de que este foi o melhor presente que a congregação poderia receber. Ter mais uma alma acrescida aos filhos de Deus dentro do seu templo.
Que o Papai Do Céu sempre abençoe o Lucas!