quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Programa CPT - Alegria

Dizem que a felicidade está nas pequenas coisas e que o dinheiro não a pode comprar. Onde está a sua alegria?

Entrevistados:


Adalmir Wachholz - Pastor
Martinho Sonntag - Pastor
Valdir Lopes Junior - Pastor


Programa CPT - Culpa

Muitas vezes nem percebemos o peso que essa palavra pode carregar.


Entrevistados:

Éderson Vorpagel – Pastor
Janete Lopes de Oliveira – Psicóloga
Thomas Heimann – Psicólogo e Pastor
Valdir Lopes Junior – Pastor


Programa CPT - Pais

Um super-heroi, um companheiro de aventuras ou um cara muito legal, que brinca, ri e ensina. Além de dar a vida, os pais têm papel importante na vida dos filhos.

Entrevistados:


Hélvio Veide - Pastor
Alex Schmökel - Pastor
Oscar Zimmermann - Pastor
Fernando Garske - Pastor
Volmar Herbertz - Pastor
Ismael Rediske - Pastor
João Carlos Tomm - Pastor
Gerson Linden - Pastor e Professor


Programa CPT - Legado


Muitas coisas acontecem ao seu redor. Se você espera por um futuro melhor, o que está fazendo para que isto seja possível? Que legado você deixará para as gerações futuras?

Entrevistados:

Fernando Ellwanger Garske - Pastor
Gerson Linden - Pastor e Professor
João Carlos Tomm - Pastor
José Daniel Steimetz - Pastor
Volmar Herbertz - Pastor

Colaboração:
AELCA - Assoc. Evang. Luterana de Caridade


Programa CPT - Deus

Ele criou o mundo, o mantém e salva. O verdadeiro Deus se revela em Jesus Cristo, que veio ao mundo para trazer vida eterna e salvação.

Entrevistados:

Geraldo Schüler
Gerhard Grasel
Gerson Linden
João Carlos Tomm
Paulo Moisés Nerbas
René Gehm
Thomas Heimann


Programa CPT - Identidade

Certamente em algum momento de sua vida, você já fez as seguintes perguntas:
Por que eu vivo? Minha vida tem algum propósito?
Esses questionamentos nos fazem refletir sobre quem nós realmente somos!

Entrevistados:



Ângelo Elicker - Pastor
Gerson Linden - Pastor e Professor
Sheila Lauffer Glaser - Psicóloga
Thomas Heimann - Pastor e Psicólogo


Programa CPT - Enfermidadee


Além da dor e do sofrimento, mudanças na rotina da família e momentos de reflexão podem surgir junto de uma enfermidade.

Entrevistados:

Clécio Schadech -- Pastor
Mario Sonntag -- Pastor e capelão hospitalar

Arnildo Figur -- Pastor e capelão hospitalar 
João Janke -- Pastor e psicólogo

terça-feira, 24 de junho de 2014

110 Anos da IELB

Querida Igreja Evangélica Luterana do Brasil!

Neste dia 24 de junho de 2014 estamos completando 110 anos como Sínodo, andando lado a lado, proclamando o Evangelho, levando “Cristo Para Todos”, comunicando Jesus, a fonte da água viva.

Nós queremos e somos motivados a agradecer muito ao nosso Deus e Senhor.

Porque ele nos criou à sua imagem e semelhança. (Gn 1.26)

Porque ele nos amou, mesmo que tenhamos nos afastado dele, caindo em pecado, ele nos amou tanto que deu o seu próprio Filho Jesus para morrer em nosso lugar, se tornar o nosso Salvador, e com seu sacrifício, morte e ressurreição, trazer perdão, vida, paz e salvação eterna a todo que o aceita e nele confia.

Queremos agradecer ao nosso Deus e Senhor, que fez com que essa mensagem, a mensagem da salvação eterna, cruzasse fronteiras, saísse de Jerusalém, passasse por toda Judéia e Samaria e chegasse ao Brasil, à nossa cidade, ao nosso bairro, vila ou colônia, ao nosso lar, ao nosso coração, operando em nós a fé no Senhor e Salvador Jesus.

Agradecemos porque quando os homens, mais uma vez, se afastaram do seu caminho, cuja orientação nos foi deixada tão claramente em sua Palavra, Deus despertou um servo, chamado Martinho Lutero, para trazer de volta a verdade da Bíblia Sagrada, lutando, apontando e confessando que somente a Bíblia Sagrada é fonte de doutrina e verdade, que ela deixa muito claro que somos salvos somente pela graça, e que esse presente, essa graça vem a nós e se torna propriedade nossa somente pela fé.

Queremos agradecer a Deus porque tocou o coração dos irmãos norte-americanos, que em torno do ano 1900, enviaram missionários ao nosso país, iniciando um trabalho maravilhoso, lançando um grão de mostarda em solo brasileiro (Mt 13.31ss), que brotou fundando a primeira comunidade luterana no Brasil, em 01 de julho de 1900, que cresceu. Assim, em 24 de junho de 1904, com mais de três mil membros, era fundado o Sínodo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na localidade de São Pedro do Sul, RS, e o broto do grão de mostarda se tornou árvore, bonita, frondosa, espalhando seus ramos por todos os Estados do nosso querido Brasil e indo além das fronteiras. Hoje somos mais de 240 mil luteranos em nosso país.

Agradecemos muito ao nosso Deus e Senhor que, ao longo desses 110 anos, preservou entre nós Palavra e Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), assim como ele ordenou e deixou.

Queremos agradecer por nos mantermos firmes em nossas confissões e convicções, fundamentadas e norteadas pelas Sagradas Escrituras.

E com os corações cheios de alegria e gratidão, também queremos pedir: “Oh! Senhor bondoso Deus! Continua derramando tuas bênçãos sobre o trabalho da tua Igreja, através da IELB, em nosso país. Protege e defende-nos de doutrinas falsas, da infiltração do liberalismo, do mundanismo, das vãs filosofias de homens maus, que não querem saber e nem dar ouvidos à vontade e aos mandamentos de Deus. Abençoa a sementeira do teu Evangelho. Que muitas pessoas possam ouvir a tua mensagem, beber da fonte da água viva e alcançar a salvação eterna.”

Deus abençoe nossos pastores, professores, líderes, membros em geral, para que em nós e através de nós brilhe, no país e pelo mundo inteiro, a luz do seu amor e da sua mensagem de paz, esperança, vida e salvação.

Pastor Egon Kopereck – Presidente da IELB

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Programa CPT - Mentira

Um dos grandes males da humanidade está presente em todos os dias de nossa vida.

Programa CPT - Justiça

Muitas vezes temos vontade de fazer justiça com as próprias mãos, 
mas quem pode fazer um julgamento justo?

Programa CPT - Mães

Desde a gravidez até os momentos de amamentar, cuidar e principalmente 
educar, a mulher enfrenta grandes desafios na grande missão de ser mãe.

Programa CPT - 21

Programa CPT - 20

O que você faria se soubesse que iria morrer nos próximos dias? 
São muitas dúvidas, angústias e preocupações sobre o que virá após
 esse momento pelo qual todos vão passar.


Programa CPT - 19




sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mensagem de Páscoa - Diretoria Nacional da IELB

               Vida
  
Quando Jesus nasceu, anjos cantaram.
Quando morreu, uma multidão o vaiou.
Quando ele veio ao mundo, visitantes o procuraram
Quando morreu, foi abandonado por quem o acompanhou.

A noite de Natal, parecia uma festa.
A Sexta-feira santa, um filme de horror.
Ele foi morto como alguém que não presta
de quem as pessoas viram o rosto, em pavor.

Sepultado, parecia vencido
Parecia ter perdido, afinal.
Toda a festa da vida natalina
Parecia ter ali o seu golpe fatal.

Mas a morte é a penúltima palavra
Não consegue ser definitiva, letal.
A Palavra é a última, a que vale,
Anunciando uma vida sem igual.

Quando amanhece, tudo está em silêncio
Ninguém mais espera o que virá.
Mas Ele volta à vida, vitorioso
Confirma que nenhuma promessa falhará.

Quando foi Páscoa, tudo parecia igual.
Mas logo começou a mudar
Porque foi naquela manhã que ‘Vida’
Ganhou o sentido mais amplo que se pode encontrar.

Páscoa: Jesus se veste de humildade para que nós pudéssemos ser revestidos de honra.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Globeleza





Um pastor colocou um vídeo nos telões da Igreja, a Globeleza dançando semi nua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos. O povo da Igreja ficou todo escandalizado, então o pastor perguntou: - “Alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus ?”É claro que o povo se incomodou, mas não falaram nada, então ele disse:- “Aqui na casa de Deus não é lugar de passar essas coisas, mas na casa de vocês isso passa o dia todo, nas novelas ensinam seus filhos e filhas como trair seus maridos e esposas, a mentir, a um homem a beijar outro homem na boca e vocês não fazem nada! Será que a casa de vocês não é também a casa de DEUS? Hipócritas, são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro, na religião do outro... e se esquece dos erros que comete em sua própria casa.”

quarta-feira, 12 de março de 2014

                                                             Meditação


     Depois dos meses de verão – de férias – voltam as atividades mais intensas em todos os setores. Também as nossas congregações que formam a nossa Paróquia, acima citadas, estão reiniciando seus trabalhos, não trabalhos manuais, braçais, racionais, pesados, suados; mas trabalhos divinos, espirituais, sagrados, nos quais Deus Espírito Santo age em nós, em nosso espírito, por intermédio de meios da graça que são a Palavra de Deus e os Sacramentos: Batismo e Santa Ceia. Só e unicamente por esses meios que é realizado o grande e único milagre que nos torna cristãos, que é a conversão, isto é, o reconhecimento de que somos pecadores, arrependendo-nos dos mesmos e aceitando, pela fé, operada pelo Espírito Santo, a Jesus Cristo como o único Salvador. Passamos então a viver confiando nossa vida cristã unida a Ele. Esse é o maior milagre: voltar-nos para Deus. Não precisa haver outro ou outros. Essa conversão, essa meia volta realizada, para seguir o caminho estreito da redenção e deixar do caminho largo da perdição é tudo que precisamos para sermos amados e queridos filhos de nosso Pai celestial, com a orientação do Auxiliador, o Espírito da Verdade, nesta época da Quaresma, da Paixão e Morte de nosso Salvador, que iniciou na quarta-feira de Cinzas. Período esse que culmina com o maior acontecimento, o maior milagre: a Ressurreição de Cristo, feito esse que nos garante tudo, que nos deixa felizes em qualquer situação, que nos anima a servirmos a Deus e ao próximo, que nos dá a certeza da vida eterna, o céu. Precisamos mais alguma coisa em nossa vida? Não! Em Lucas 15.7 lemos as palavras do Mestre Jesus: “Vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender”. E no versículo 10: “Eu digo a vocês que também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados”. Em Lucas 11.29 o Redentor nos diz: “Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal da aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas”. Jonas ficou três dias no ventre de um grande peixe e viveu. Jesus, três dias depois de sofrer em nosso lugar, de morrer na cruz e de ser sepultado, ressuscitou. Esse milagre maravilhoso é a única garantia e certeza do nosso perdão e o caminho para a bem-aventurança. Nada mais deve nos interessar! Por isso agora nesse período que antecede a Semana Santa, a morte de Cristo e a Páscoa, sua ressurreição e vitória, seja a garantia do nosso maior bem: o perdão dos pecados e, assim, a certeza de que a porta do céu está aberta. Meditemos neste maior e único milagre e sinal que nos garante a felicidade eterna, não só agora na Quaresma, mas sempre, Nada nos irá tirar desse bem, porque cremos neste nosso Salvador Jesus, porque temos um Pai poderoso e um excelente Consolador.  Um abraço e a força do Alto. 

Pastor Tito Martinho Lang

sábado, 8 de março de 2014

08 de Março 

 Dia Internacional da MULHER

Homenagem da Diretoria Nacional da IELB a todas as mulheres.


quarta-feira, 5 de março de 2014

Programa CPT - 18

Vivemos cercados por símbolos, sinais e marcas que 
possuem significados  e comunicam algum conteúdo.
 Saiba mais sobre os símbolos e a simbologia.


terça-feira, 4 de março de 2014

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


AGRADECER


Você pode agradecer sua família, pelo suporte, carinho, amor, cuidado. Até pelas horas ruins, que ajudam a crescer. Seria muito importante.
Mas estaria incompleto.

Você pode agradecer seu patrão, chefe ou colegas de trabalho, pelas oportunidades de aprender, crescer, contribuir. Ou de simplesmente poder trabalhar. Seria importante.
Mas estaria incompleto.

Você pode agradecer aos amigos pelos dias de alegria, as noites de companhia, as horas de compreensão, coração receptivo. Seria um gesto emocionante.
Mas estaria incompleto.

Você pode agradecer pela natureza, pelo sol, ar, água, vegetação, vida. Seria uma lembrança importante.
Mas estaria incompleta.

Você pode agradecer aos professores e colegas pelas horas insubstituíveis de aprendizado, convivência e troca de experiências. Seria uma atitude e tanto.
Mas ainda estaria incompleta.

Você pode, então, agradecer a Deus pela sua família, por ter lhe dado amigos, por ter proporcionado trabalho; por ter criado a natureza, mostrado toda a beleza da vida, ter dado de presente a fé. Pode reconhecer que de Suas mãos tudo nasce, tudo provem. Ele sustenta toda a forma de vida, ama a cada ser humano como coroa de sua criação. Você pode agradecer por muito, por tanto, por tudo. Principalmente, por Ele fazer você ser quem você é.

Um gesto vibrante, verdadeiro, de uma vida que responde ao amor com gratidão. Este sim, um gesto completo.

Porque é um gesto de fé.

P. Lucas André

Programa Toque de Vida
Diariamente, 8h, 12h e 23h50 na Ulbra TV
Diariamente, 06h55 e 18h55 na Mix FM Porto Alegre


“Tive muitas coisas em minhas mãos e perdi todas. Mas aquilo que fui capaz 
de colocar nas mãos de Deus, isto ainda possuo.”

(Martinho Lutero)

Programa CPT 2013 - 17

Ser um discípulo é seguir os ensinamos recebidos de alguém.
 Todos nós somos discípulos para seguir em frente na vida.



a

Programa CPT 2013 - 16

Uma fase de transformação, dúvidas e conflitos. Saiba mais sobre essa
 importante etapa da vida. Um programa para pais e filhos.