Querida Igreja Evangélica Luterana do Brasil!
Neste dia 24 de junho de 2014 estamos completando 110 anos como Sínodo, andando lado a lado, proclamando o Evangelho, levando “Cristo Para Todos”, comunicando Jesus, a fonte da água viva.
Nós queremos e somos motivados a agradecer muito ao nosso Deus e Senhor.
Porque ele nos criou à sua imagem e semelhança. (Gn 1.26)
Porque ele nos amou, mesmo que tenhamos nos afastado dele, caindo em pecado, ele nos amou tanto que deu o seu próprio Filho Jesus para morrer em nosso lugar, se tornar o nosso Salvador, e com seu sacrifício, morte e ressurreição, trazer perdão, vida, paz e salvação eterna a todo que o aceita e nele confia.
Queremos agradecer ao nosso Deus e Senhor, que fez com que essa mensagem, a mensagem da salvação eterna, cruzasse fronteiras, saísse de Jerusalém, passasse por toda Judéia e Samaria e chegasse ao Brasil, à nossa cidade, ao nosso bairro, vila ou colônia, ao nosso lar, ao nosso coração, operando em nós a fé no Senhor e Salvador Jesus.
Agradecemos porque quando os homens, mais uma vez, se afastaram do seu caminho, cuja orientação nos foi deixada tão claramente em sua Palavra, Deus despertou um servo, chamado Martinho Lutero, para trazer de volta a verdade da Bíblia Sagrada, lutando, apontando e confessando que somente a Bíblia Sagrada é fonte de doutrina e verdade, que ela deixa muito claro que somos salvos somente pela graça, e que esse presente, essa graça vem a nós e se torna propriedade nossa somente pela fé.
Queremos agradecer a Deus porque tocou o coração dos irmãos norte-americanos, que em torno do ano 1900, enviaram missionários ao nosso país, iniciando um trabalho maravilhoso, lançando um grão de mostarda em solo brasileiro (Mt 13.31ss), que brotou fundando a primeira comunidade luterana no Brasil, em 01 de julho de 1900, que cresceu. Assim, em 24 de junho de 1904, com mais de três mil membros, era fundado o Sínodo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na localidade de São Pedro do Sul, RS, e o broto do grão de mostarda se tornou árvore, bonita, frondosa, espalhando seus ramos por todos os Estados do nosso querido Brasil e indo além das fronteiras. Hoje somos mais de 240 mil luteranos em nosso país.
Agradecemos muito ao nosso Deus e Senhor que, ao longo desses 110 anos, preservou entre nós Palavra e Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), assim como ele ordenou e deixou.
Queremos agradecer por nos mantermos firmes em nossas confissões e convicções, fundamentadas e norteadas pelas Sagradas Escrituras.
E com os corações cheios de alegria e gratidão, também queremos pedir: “Oh! Senhor bondoso Deus! Continua derramando tuas bênçãos sobre o trabalho da tua Igreja, através da IELB, em nosso país. Protege e defende-nos de doutrinas falsas, da infiltração do liberalismo, do mundanismo, das vãs filosofias de homens maus, que não querem saber e nem dar ouvidos à vontade e aos mandamentos de Deus. Abençoa a sementeira do teu Evangelho. Que muitas pessoas possam ouvir a tua mensagem, beber da fonte da água viva e alcançar a salvação eterna.”
Deus abençoe nossos pastores, professores, líderes, membros em geral, para que em nós e através de nós brilhe, no país e pelo mundo inteiro, a luz do seu amor e da sua mensagem de paz, esperança, vida e salvação.
Pastor Egon Kopereck – Presidente da IELB