segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Programa Cristo Para Todos - 32

Todos esperam o dia do fim do mundo, 
alguns arriscam dizer até a data.
 Você está preparado para o dia do fim dos tempos?

sábado, 22 de setembro de 2012

Colocar em Ordem


Reflexão do Rev. Lucas André Albrecht postada no blog Toque de Vida em 21/09/2012

Colocar em Ordem

No nosso mundo, algumas coisas andam meio invertidas.

Novelas que começavam com os desencontros até chegarem ao final feliz, agora começam com os relacionamentos já estruturados e passam para os desencontros e problemas. Programas de qualidade duvidosa passam em ‘horário nobre’, enquanto programas bons passam em horários quase inatingíveis. Ricos estudam em universidades federais gratuitas e os de menos poder aquisitivo pagam sua faculdade, ou até nem mesmo estudam. Dentre outros exemplos.

No campo da fé também acontece. E duas das coisas que têm sido bastante invertidas, estão a  e amor. Em muitos casos, a fé assumiu a característica do amor. E vice-versa.

Por exemplo: a fé é utilizada em muitos contextos para indicar ação, uma certa maneira de esforço pessoal, de sacrifício e de tentativa manipulação da auto-estima. Em outras palavras,você deve usar sua fé para atingir seus objetivos. Já o amor, que vem de um verbo de ação,amar, é transformado em um sentimento estático, em algum lugar da mente ou do coração. Às vezes se sente, às vezes não. Por isso que, para muitos, “o amor acaba”, como novelas e filmes tentam provar.

Entretanto, a fé não é ação. É algo que ganhamos e no qual não há contribuição nenhuma de nossa parte, não há esforço nem mérito. Crer, sim, é ação nossa. Mas ter fé é algo que não depende de nós, é presente de Deus. Quanto a amar, é um verbo, e por isso, é ação. Aí sim, com o auxílio de Deus, agimos.  Por isso, se alguém acha que o “sentimento amor” acabou, tem aí um excelente motivo para amar, entrar em ação! Para se doar, para ir além, para fazer a fé, que é presente, entrar em ação através do amor.  

A fé em Cristo, um presente que salva, entra em ação pelo amor. A fé nos salva, o amor nos move. Uma fé que nos liga a Deus e um amor que nos liga a Ele e ao próximo.

Fé e amor que colocam coisas invertidas em seu devido lugar.

Frase:

A fé nos salva, o amor nos move.

Rev. Lucas André Albrecht

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Quem é esse "GURI"????

Um pirulito para quem adivinhar quem é esse "guri" que está voando nesta foto.



Essa foto deve ter sido tirada por volta de 1961/62/63 ou 64, no antigo Seminário Concórdia na Lucas de Oliveira em Porto Alegre.

Para quem não adivinhou, algumas dicas:
Ele tem os olhos azuis, cabelos brancos, uma simpatia "fora de série" e uma fé em Deus como poucas pessoas tem (ou como todos deveriam ter).

Assim ficou fácil, né?
/
/
/
/
/
/
/
/
/


Pastor Tito Martinho Lang, escondendo de seu rebanho 
as suas proezas da juventude.
Essa foto foi postada no Facebook por sua filha Tatiana no dia 09/09/2012.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aniversário 30 anos CEL Castelo Forte

No domingo, dia 26 de agosto, 
Congregação Castelo Forte comemorou 30 anos.


A mensagem do culto foi feita pelo Rev. Geraldo Walmir Schüler 
(2º vice-presidente da IELB).



As crianças da CEL Martinho Lutero nos brindaram com uma linda apresentação.









Os jovens também participaram





Os jovens encenaram a peça Lifehouse.


A peça realmente mostra todas as tentações que passamos no dia-a-dia as quais muitas vezes caímos por sermos fracos.




Tivemos a participação de aproximadamente 130 pessoas no culto.







Apesar do tempo ruim, o galeto foi pra brasa.


Um agradecimento especial ao Gilberto, ao Adelmo e a seus filhos Jonathan e Junior, que juntos lutaram contra a chuva, a fumaça e ao calor da brasa
 para que o galeto pudesse ser assado.







    Após o culto foi servido o galeto.




Houve uma grande confraternização entre os membros da congregação e muitos visitantes que nos brindaram com a sua presença.






Pastores Grasiliano, Tito e Geraldo e a Benção ao final do culto.

Religião e Politica


Uma reflexão do Pastor Marcos Schmidt muito apropriada para o período de eleições e de campanha politica no Brasil.

Religião e política

Creio que não interessa para certos segmentos da cristandade o pensamento de Lutero sobre a mistura de religião com política. “Que são, pois, os sacerdotes e bispos?”, pergunta o teólogo lá no século 15. Responde que “o regime deles não é de autoridade ou poder, mas de serviço e função. Não devem impor lei ou mandamento a outros sem a vontade e consentimento deles. Seu governo não é outra coisa que pregar a Palavra de Deus e com ela conduzir os cristãos e vencer a heresia”. Nesta compreensão, o reformador lembra que “é preciso distinguir cuidadosamente os dois regimes, e deixá-los vigorar – um que faz alguém ser cristão, outro que garante a paz exterior e combate as obras más”. Na prática, Lutero diria hoje: Cristãos, escolham pessoas honestas, capazes de fazer e executar leis, competentes administradores. Não usem a política para obter vantagens pessoais e privilégios de poder, mas para servir o próximo. E vocês, pastores, tenham cuidado com seu poder de influência e não subjuguem as consciências, mas permitam que cada qual escolha livremente o seu candidato.

Lutero entendia que “política é o esforço racional permanente e paciente de estabelecer e preservar uma ordem social de acordo com os valores do cristianismo”. Ao citar os fundamentos bíblicos da ética política, defende que igreja e estado, apesar de interligados, são dois governos de Deus com propósitos distintos e com funções que não devem ser misturadas. Lamentavelmente, não é isto que se percebe no cenário brasileiro, especialmente nesta época de campanha política. Onde tudo isto termina? Nos conchavos do “toma-lá-dá-cá” que tanto corrompem a imagem do Evangelho e da própria política. Não é por nada tamanho descrédito nas promessas dos púlpitos e dos palanques. “Uma coisa conseguirão com essa inteligência maravilhosa”, adverte Lutero, “quebrarão o pescoço e  lançarão o país e o povo em desgraça e miséria”.

Pastor Marcos Schmidt

Programa Cristo Para Todos - 31

A criação do universo é um mistério para a humanidade, ninguém pode provar pela ciência a forma pelo qual o mundo foi criado. Saiba mais sobre as teorias do criacionismo e do evolucionismo neste programa..




Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmos 19:1).

Gerald Kennedy, certa vez, contou a respeito de uma senhora idosa que ouviu as explicações sobre evolução e disse: "Deus permita que isso não seja verdade, mas, se for, Deus permita que muitas pessoas não ouçam sobre isto". (Hoover Rupert)

Infelizmente, muitas pessoas ouviram e continuam ouvindo sobre isso. Mas, graças a Deus, são poucos os que acreditam nisso. Deus criou a natureza, criou os animais, criou o universo e tudo que nele há, e criou o homem à Sua imagem e semelhança. Somos feituras de Deus e não fruto do acaso ou do nada ou de uma evolução sem qualquer sentido.

Deus criou os mares e as montanhas, e como são belos. Deus criou os campos verdes e os jardins floridos, e como nos encantam. Deus criou as florestas e colocou ali pássaros que cantam as mais lindas melodias. Deus criou a mim e a todos os homens, dando-nos a capacidade de viver, sorrir, cantar, dançar e escolher o caminho que desejamos seguir.

E quando escolhemos mal, Ele vem e nos abraça, vem e nos consola, vem e nos mostra a direção certa. Quando erramos, Ele vem e nos corrige, vem e nos perdoa. Quando estamos tristes, Ele nos enche de alegria. Quando nos decepcionamos com o fracasso, Ele vem e nos estimula, dizendo que somos mais que vencedores. Sim, não somos obra de um acaso qualquer. Somos obra de nosso Pai, de nosso Criador, de nosso Deus todo Poderoso.

Deus criou o homem para amar, e como é gratificante o amor de Deus. Deus criou o homem para ter fé, e como nos sentimos bem ao crer que, mesmo diante das dificuldades e lutas da vida, podemos esperar a ação de nosso Senhor a nosso favor. Deus criou o homem para louvar, e como nossos dias são alegres e agradáveis quando cantamos e glorificamos ao Senhor que nos criou.

Quem não crê no Senhor, preferindo acreditar que um nada começou o mundo, além de não contar com a companhia de nosso Senhor Jesus Cristo, ainda perde a felicidade de poder, a qualquer momento, olhar para o alto e dizer: "Obrigado, Pai"!

MARIA ELLER

Programa Cristo Para Todos - 30

As redes socias como Facebook, Twitter e outras cada vez mais tomam o nosso tempo. Qual é o seu perfil de usuário dessas ferramentas?


DIA DA REFORMA EM PORTO ALEGRE


DIA DA REFORMA LUTERANA ESTÁ NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE PORTO ALEGRE
 
 
 
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, sancionou, na tarde de terça-feira, 11/09, o projeto de lei que institui, na capital dos gaúchos, o Dia da Reforma Luterana. A data será comemorada em 31 de outubro, anualmente. De autoria do vereador João Carlos Nedel, o projeto de lei foi protocolado em julho de 2011, baseado na importância da Reforma Luterana para toda sociedade. A atuação das duas igrejas, IELB e IECLB, em todo o Brasil e mais especialmente no RS, onde se concentram 630 mil luteranos, também embasaram o pedido do parlamentar. Veja a cobertura completa no www.ielb.org.br